|

 Nesta quinta-feira (31/05) na UMS Guamá, em comemoração as respectivas campanhas:

18.05 - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
28.05 - Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher
31.05 - Dia Mundial sem Tabaco



Na ocasião a equipe, no período de 8h00 às 11h30, usou como estratégia de abordagem: uma mostra de vídeos com os temas das campanhas elencadas acima, chamando da população para a importância da atenção a saúde básica e a qualidade de vida, principalmente, das mulheres.


Na ocasião foram orientadas quanto a prevenção do câncer de colo do útero, mama, boca; diabete; hipertensão; combate a violência sexual contra crianças e adolescentes; e combate ao uso e abuso do tabagismo. Foram entregues materiais (cartazes e folders) referentes as campanhas educativas com a participação de todos os bolsistas, preceptores e tutora.

Atendemos em sua maioria o público feminino. Houve boa aceitação por parte dos funcionários e usuários das unidades de saúde, que pediram mais materiais para se tornarem multiplicadores em suas residências e comunidades. Na ocasião os usuários foram orientados a como buscar ajuda dentro das unidades de saúde e em outros locais para abandonar o hábito de fumar e em alguns casos, como obter ajuda para denunciar casos de abusos contra crianças e adolescentes e buscar tratamento para tratar sequelas quando vítimas de abuso sexual. A abordagem foi muito bem aceita por funcionários, usuários e seus familiares parabenizando a equipe pela forma diferenciada como trabalhou os temas em questão.

Grupo PET Saúde 2/VS

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2010 - 2012 PET–SAÚDE / VIGILÂNCIA EM SAÚDE (2010-2012)